Missão cumprida...TCC apresentado no dia 3 de dezembro de 2010. Segue abaixo o conteúdo do banner de apresentação e as fotos do evento. Assim que o TCC for publicado na internet passo o endereço para todos.
ESTOU MUITO FELIZ!
FOI FANTÁSTICO!
TEMA
Escola Inclusão e Tecnologias Assistivas.
TIPO DE TRABALHO
Revisão de literatura e relato de experiência.
RESUMO
Este trabalho, inicialmente, apresenta um breve histórico de como a sociedade interviu através dos tempos no tratamento com as pessoas com deficiência, explicando assim a produção de preconceitos. Traz também os avanços que novos pensamentos, leis, convenções e diretrizes trouxeram para que fosse respeitado o direito a inclusão social e educacional.
A seguir, a revisão de literatura é realizada para maiores esclarecimentos acerca do que vem a ser Tecnologias Assistivas e da sua importância na vida das pessoas com deficiência, tanto no direito a acessibilidade, como também nas oportunidades de aquisição do conhecimento.
Por fim, é apresentado três experiências, em duas escolas públicas estaduais, de como o uso das TAs colaboram na aprendizagem e autonomia das pessoas com deficiência, síndromes e dificuldade de aprendizagem.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de divulgar experiências educacionais que utilizam Tecnologias Assistivas (TA’s) para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Este documento não tem a pretensão de abranger todas as questões em Tecnologias Assistivas e a Educação Inclusiva, mas deseja apontar possibilidades de se fazer educação de qualidade incluindo e interagindo com as diversidades. Sendo assim, são apresentados três projetos, partindo da premissa de que é possível ensinar para que todos aprendam, respeitando o ritmo de cada um.
Inicialmente é apresentado um pequeno histórico de como a sociedade comportou-se através dos tempos diante da pessoa com deficiência, para se entender como foi produzido o preconceito às diferenças e os avanços que se vem atingindo na atualidade. Constam também leis, convenções e diretrizes que asseguram as pessoas com deficiência o direito a produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que permitem sua autonomia, independência, bem-estar, inclusão social e educação especializada.
As práticas aqui relatadas utilizam recursos e serviços de forma a tornar os alunos com deficiência, síndromes ou dificuldade de aprendizagem autônomos e capazes de resolver suas dificuldades. São três projetos desenvolvidos em duas escolas públicas estadual de Florianópolis que abrangem toda a comunidade escolar e demonstram que é possível um fazer pedagógico diferenciado quando se entende que educação é um direito de todos.
O Colégio Instituto Estadual de Educação desenvolve o Projeto PROADA (Programa de Atendimento em Dificuldade de Aprendizagem) e a Escola de Educação Básica Lauro Müller tem o Projeto Meninas e Meninos Bilíngues: o caminho para a inclusão, SAEDE/DA (Serviço de Atendimento Educacional Especializado em Dificuldade Auditiva) e Sala de Recurso.
DESENVOLVIMENTO
A deficiência (exclusão e inclusão) – um breve histórico
Segundo Gugel (2008) na era primitiva, as pessoas com deficiência não sobreviviam, devido ao ambiente desfavorável. Já no Egito Antigo, as múmias e os túmulos nos mostram que a pessoa com deficiência interagia com toda sociedade. Na Grécia, as deficiências eram tratadas pelo termo “disformes” e devido à necessidade de se manter um exército forte os gregos eliminavam as pessoas com deficiências. Rocha (2008) aponta que na Idade Média a ignorância enxergava a pessoa com deficiência como um castigo de Deus e os supersticiosos viam como instrumentos para uso de feiticeiros e bruxos. Na Idade Moderna as ideias foram se renovando com o surgimento das próteses, cadeiras de rodas, línguas de sinais, entres outros. Porém na Segunda Guerra Mundial, as pessoas com deficiência, que não foram assassinadas, tiveram que ser submetidas à esterilização em nome de se construir uma raça pura.
A sociedade Mundial diante deste histórico teve que mais uma vez se reorganizar para superar os problemas e cria então a Organização das Nações Unidas – ONU, onde nasce a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Preocupada também com a deficiência, a sociedade estabelece direitos surgidos na Declaração de Salamanca, na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências, no Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), nas Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, entre outros.
Projetos Escolas Inclusivas
Projeto Meninas e Meninos Bilíngues: o caminho para a inclusão – através da produção de cinema, todos os alunos da escola (ouvintes e surdos), interagem. Os ouvintes aprendem a Língua de Sinais e os surdos assistem os filmes também em LIBRAS. Todos os envolvidos no projeto se transformam em autores, atores, roteiristas e produtores. O acesso a tecnologia (filmadora, computador, programas de edição, entre outros) faz parte tranquila da rotina.
PROADA e SAEDE/DA – Ambos projetos trabalham com alunos com deficiência, síndromes ou dificuldade de aprendizagem. Os projetos têm como objetivo oferecer apoio pedagógico aos estudantes através de jogos no computador, jogos educativos como dominó de imagens e nomes, adivinhas, cruzadas com imagem, caça palavras, palavras cruzadas, quebra cabeça com letras, tangram, ábacos, material dourado, entre outros. O atendimento personalizado resulta numa melhor compreensão dos conteúdos e desperta no aluno maior segurança, elevando sua autoestima.
CONCLUSÕES
A história da humanidade disseminou preconceitos que ainda persistem na atualidade. No entanto, a sociedade vem compreendendo que todos são capazes de produzirem, mesmo com limitações. Diante desta realidade, a atenção para as pessoas com deficiência tem gerado grandes mudanças. As tecnologias assistivas são importantíssimas para a concretização de uma prática pedagógica voltada, não só para a inclusão, mas principalmente para consolidar a aprendizagem.
Kekel,Parabens pelo seu trabalho! Temos que fazer nossa parte,sempre...acredito muito nessa mudança,que à tempos não via.Pelo menos vejo alguma mudança,porem,assegurar a inclusão não é mudar apenas algumas coisas, é mudar tudo, pois, as pessoas com necessidades especiais também tem o direito ao lazer, a educação, ao transporte público, etc. Mas infelizmente elas ainda enfrentam dificuldades quando precisam ter acesso a escolas, faculdades, hospitais e até mesmo quando se tratam das vagas de veículos destinadas a elas, a falta de conscientização das pessoas ainda é muito grande.Estamos indo devagar,mas vamos em frente!Beijso e mais uma vez,PARABENS!!
ResponderExcluirOi miga,Parabéns pelo seu lindo
ResponderExcluirtrabalho,e adorei seu comentário no
(quem sou eu).Beijos
oi amiga,parabéns
ResponderExcluiressa é mais uma etapa da vida que vc acaba de passar...
bjosssssssssss e que DEUS ABENÇÕE SEMPRE
PARABÉNS, amiga!!!!
ResponderExcluirTEM QUE HAVER UMA MUDANÇA, AFINAL TEMOS DIREITOS
A SER RESPEITADOS.
BELO TRABALHO AMIGA!
BJUS!!!
Querida amiga Kekel, adorei seu trabalho didático-pedagógico na luta pela Inclusão Social no campo
ResponderExcluireducacional.Você está de parabéns pela sua simplicidade e dignidade profissional.
Com estima e consideração da amiga professora
Auxiliadora Cavalcante de Lima
Parabens!! toda e qualquer mudança necessita de uma mola propulsora, de alguem para dar o chute inicial para começar a partida...e sao de pessoas iguais a vc, que se preocupam e que fazem alguma coisa em prol do semelhante que o mundo precisa!
ResponderExcluirDeus lhe deu esse dom !! Continue usando a favor dos menos favorecidos e vc encontrara o resultado da soma de DEUS + Você + seus semelhantes = AMOR,FELICIDADE!
OLHA hoje em muitas escolas estaduais ou nao , vem trabalhando em prol das pessoas com nessecidades especias, mais acho mesmo tendo melhorado muito neste aspequito , ainda ha muito preconceito, falta trabalhador capacitado, e tbem nao ha ainda a valorisaçao dos proficionais,mais adorei esse seu trabalho, isso mostra que nao podemos perder a esperança de dias melhores, pois ja e um fato que as escolas e tequinologia tem que andar de maos dadas. bj KEKEL
ResponderExcluirOlá amiga! adorei a metodologia de seu trabalho, parabéns! O principal objetivo é a consolidação de uma metodologia educacional, para que, organizada e formatada na nossa sociedade para que todos se conscientizem que somos seres humanos, apenas diferentes com algumas deficiências, patologias diversas etc...Todos merecem respeitos e dignidade. Somos todos filhos de Deus. Beijos.
ResponderExcluirParabéns,que Deus te ilumine e que vc cada vez mais trabalhe com amor e dedicaçaõ.
ResponderExcluirPARABÉNS PELO SEU TRABALHO O MUNDO PRECISA DE PESSÕAS ASSIM COMO VC,PESSÕAS DE CORAGEM E CAPACIDADE E NÃO DE POLITICOS CORRUPTO E SEM CARATER PARABÉNS MAS UMA VX E CONTINUI NA LUTA.BJS
ResponderExcluirEu so tenho que te da os Parabens por tanto Sucesso,vc e muito especial seu Trabalho e muito Gratificante para nos Que Deus te Elumine Sempre bjos no Coraçao.......
ResponderExcluirParabéns miga !!
ResponderExcluirO que agrada DEUS é o Amor !!
O Amor pleno, consciente ...
O seu trabalho eu chamo de AMOR !!!
Isso mesmo, é muito AMOR , que envolve dedicação e zelo.
Miga, DEUS se agrada com o seu trabalho e do jeitinho que vc o realiza. Porque DEUS é AMOR !!
Todos que vivem para adorar a DEUS e Amar seu próximo, estará sendo especial para Ele, e o AMOR dEle por nós como é incondicional e ilimitado, simplesmente é AGAPE !!
Vc tem toda a minha admiração e respeito!!
seu trabalho simplesmente é lindo, admirável, dígno de ser espelhado, transmitindo a muitos o valor e a importância de abraçá-lo.
DEUS te ama e eu tbm !!!
Que a paz de Cristo Jesus continue te transbordando de AMOR !!!
Bjuss no seu coração e na sua alma .
Amigas e irmãs em Cristo Jesus para sempre.....
Obrigada pelo carinho de todos. Realmente foi mais uma vitória em minha vida. Agora é pensar no mestrado hehehe
ResponderExcluirPara o sorteio do CD no dia 26/12/10 segue abaixo os numeros:
Marlan Passos concorre com 69834
Daniele concorre com 69835
Marcia Raquel (minha xará) concorre com 69836
Pintando e criando concorre com 69837
Poeta entusiasmada concorre com 69838
Jany concorre com 69839
Eliet concorre com 69840
Vera concorre com 69841
Norma concorre com 69842
dutra concorre com 69843
Adriane batista com 69844
Grecia concorre com 69845
Boa sorte a todos!!
Beijos
Bravo Kekel!!! Trabalho lindo!!! Fico orgulhosa de ser sua amiga!!! Bjusssssssssssssss
ResponderExcluirKekel. Sei que já estou muito atrasado em deixar um recado como disse no Orkut na sua Promoção do CD. Acontece que você já sabe a fase que estou passando. Well... esse tal de TCC estou conhecendo de perto acompanhando a minha primeira filha no meio do ano em Pedagogia e uma de minhas netas estes dias em Disigner. É muito tragalhoso. Seu trabalho e de profundo conhecimento de sua parte e merece nota mil.
ResponderExcluirComo sempre você só merece Parabéns em tudo que faz porque conheço que faz tudo com muito amor e conhecimento. Fraternal abraço, Néveo.
Kekel, o trabalho com Educação Inclusiva é exemplar, e aos profissionais dessa área sempre me curvo.
ResponderExcluirParabéns pelo TCC.
Estou nos meses finais da minha licenciatura em Pedagogia, e nesse momento estou terminando um estágio em Educação Inclusiva.
Gostei tanto, que espero poder contribuir no futuro próximo, me aprofundando nessa área.
Xeros!
Parabéns querida! Admiro-te muito!
ResponderExcluirFeliz ano novo e um ano repleto de projetos e conquistas! =D
Te adoro!
Beijos
Mais um vez muito obrigada pelo carinho de todos.
ResponderExcluirSegue a lista dos numeros para o sorteio do CD:
Odete com 69846
Vários Assuntos com 69847
Ana Karla com 69848
Ana Kelly com 69849
beijooooooos