O Blog Escolas Inclusivas: sonho ou realidade entrevistou com exclusividade (por telefone), neste sábado, Fernando José de Oliveira Neves, presidente da ADCC – Associação dos Cadeirantes de Caruaru – Pernambuco. Fernando se define assim: Um ser humano simples com defeitos, virtudes e que a cada dia procura viver de uma forma mais coerente possível para ser feliz. Sou cadeirante desde 1977 devido à poliomielite (Paralisia infantil), blogueiro, estudante, presidente da A.D.C.C., pai de Lucas, marido de Mísia, amo ao senhor JESUS e sou apaixonado pela vida!
Blog: Lemos em seu blog que acabou de terminar o ensino médio e está se preparando para o ENEM. Como foi sua passagem pela escola?
Fernando: Tive que parar de estudar por um bom tempo, trabalho, família para auxiliar no sustento e a falta de acesso adequado as escolas, fizeram com que adiasse um pouco mais meus estudos. Durante cinco anos estudei via internet para fazer os exames do supletivo e consegui eliminar várias disciplinas. Infelizmente física, matemática e química não conseguia passar então tive que entrar no EJA (Educação de Jovens e Adultos) para ter aulas presenciais.
Blog: No EJA você teve acesso ao laboratório de informática?
Fernando: Em nenhum momento. Tive apenas aulas expositivas. Acesso ao computador e internet só em casa.
Blog: Também em seu blog lemos sobre os ônibus escolares adaptados para pessoas com deficiência. A associação está em campanha para trazer este benefício para Caruaru. Pode nos falar um pouco sobre ela?

Fernando: Este ônibus é do município de São José da Lagoa Tapada no Estado da Paraíba que tem na faixa de sete mil habitantes. Postei em meu blog para mostrar as pessoas que é possível ter aqui em Caruaru também. Somos quase que trezentos mil habitantes e não temos um ônibus desses. Existem muitos cadeirantes no interior de Caruaru que precisam desse transporte para ir à escola. Contamos com duas vans cedidas por empresários daqui do município e elas não dão conta da demanda. Voluntariamente vou começar a trabalhar com o promotor do Ministério Público no Núcleo da Adversidade. É lógico que irei levar este projeto do ônibus escolar adaptado. Recebemos verba do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e com ela podemos adquirir ônibus iguais a esse. Vamos conseguir com certeza.
Blog: Você tem visitado as escolas de Caruaru? Tem acesso para os cadeirantes? E as salas de informática são preparadas para recebê-los?
Fernando: As escolas que tenho ido tem acesso sim, inclusive nas salas de informática, mas por incrível que pareça, não tem banheiros adaptados.
Blog: Que movimentos a associação realiza para ter uma escola de qualidade para os cadeirantes?
Fernando: Não só para os cadeirantes, mas para todos com diferença funcional, a associação está sempre procurando melhoria em sua qualidade de vida. Antes mesmo de chegar à escola, é necessário ter transportes adequados, rampas de acesso, entre outros. Estaremos sempre lutando para que todos que têm mobilidade reduzida possam chegar a todos os lugares. Agora em Caruaru temos sete ônibus adaptados, mas ainda é pouco, temos muitos cadeirantes em localidades mais distantes e que estes ônibus não chegam. É nossa prioridade.
A.D.C.C. - UMA ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS, QUE VISA A INTEGRAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE. NOSSO CNPJ.: 08.190.682/0001-54
FUNDADA EM 5 DE ABRIL DE 2005.
BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
CONTA CORRENTE: 654-0
AGÊNCIA: 0051
OPERAÇÃO:003
FONE:(81)8886-2191
E-MAIL:cadeirantes@hotmail.com