Baseado na obra de Ruth Rocha, os alunos da EEB Lauro Müller produziram o curta-metragem "Quando a escola é de vidro". Assista, reflita e dê sua opinião.
O curta-metragem traz uma discussão acerca das escolas que ainda trabalham no tradicional onde o professor é o emissor dos conteúdos e o aluno mero receptor, sem direito a opinião própria e autoria de sua história.
No momento histórico onde educadores vem discutindo a inclusão social, a inclusão digital, o "fazer inovador na educação", não é possível ainda aderirmos aos antigos "vidros" de mesmo tamanho onde as crianças e jovens precisam se modelar. Na grande maioria são "vidros" pequenos onde geralmente os alunos ficam esmagados, sem ar e acabam perdendo a curiosidade nata.
É preciso e urgente quebrar estes "vidros" nas escolas. Ousar! Buscar conhecer o que as TICs trazem para inovar nossa prática pedagógica. Criar novas possibilidades de aprendizagem para todos. Descobrir, enfim, o que as tecnologias podem proporcionar para amenizar a exclusão social.
Criar novas possibilidades de aprendizagem é fundamental, pena que muitos profissionais da educação ainda insistem em não quebrar os "vidros"!!!
ResponderExcluirMeu sonho: quebrar o vidro da escola sem machucar ninguém. E enfim começar uma nova história.
ResponderExcluirDiane...obrigadão por participar do blog. E que juntas possamos ajudar a quebrar este vidro que muitos colegas insistem deixar inteiro.
Abraços fraternos
Márcia Raquel