sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tecnologia para TODOS na escola?

As escolas têm sido equipadas com tecnologias e mídias. A grande discussão é o uso com competência ou não pelos educadores e alunos, e percebemos que de passo em passo as tecnologias vão se tornando instrumentos necessários para efetivação da qualidade de ensino em nosso país. A constituição garante ensino de qualidade para todos, sendo assim, é lógico que as tecnologias assistivas também devem estar presentes no contexto escolar para atender as diferenças funcionais¹, afinal as pessoas com mobilidade reduzida² estão inseridas (devem estar)  na vida social.
Teoricamente tudo bem. E na prática? Estamos realmente sabendo vivenciar a inclusão digital e social? Estamos preparados para lidar com as tecnologias assistivas? As escolas têm laboratórios de informática dentro das normas da acessibilidade? Os projetos inclusivos desenvolvidos nas escolas também contemplam o uso das tecnologias ou só trabalham com a aceitação das pessoas com mobilidade reduzida ou com síndromes, e o seu acesso ao prédio escolar?
1 e 2 - Termos utilizados na entrevista com Fernando Neves. 
Clique aqui para ler a entrevista: Fernando _ Presidente da ADCC



Por que estou fazendo este post?


Porque estou pensando meu TCC...


Tema escolhido:
Escola Inclusão e Tecnologias Assistivas


O que quero saber?
A inclusão digital na escola contempla as tecnologias assistivas?
Como os educadores estão buscando atender a todos para a efetivação da inclusão?
Que projetos são desenvolvidos nas escolas com tecnologias assistivas?


O que quero fazer?
Elencar ações que possibilitam a inclusão digital para todos.
Propagar os projetos desenvolvidos com tecnologias assistivas, vislumbrando a possibilidade de realizá-los.


PENSANDO, PENSANDO, PENSANDO...MUITA COISA AINDA VAI MUDAR.

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