terça-feira, 10 de agosto de 2010

A História de Mariana na Escola

Mariana, aluna surda do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Lauro Müller, em seu cotidiano. O vídeo traz relatos de alunos, professores e família sobre a inclusão de Mariana na escola.




A INCLUSÃO DIGITAL DO SURDO

A IATEL (Instituto de Audição e Terapia da Linguagem), sociedade civil localizada na grande Florianópolis, vem desenvolvendo desde 2002 o Projeto Inclusão Digital do Surdo em sua unidade. Além de ensinar LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)para seus alunos e professores (em forma de capacitações), a IATEL também vem incluindo seus alunos na "era digital". Parceiros não só das famílias de seus alunos, a sociedade ainda dá suporte as escolas pólos que atendem alunos com deficiência auditiva.
Confira o projeto neste endereço: http://www.sc.sucesu.org.br/projeto/projetoIATEL.pdf

2 comentários:

  1. Sou intérprete de LIBRAS na EEB Lauro Muller desde março, mas já conheço o trabalho da escola com os surdos há tres anos quando meu irmão foi aluno da Professora Márcia. Na época não tinha intérprete para meu irmão e voluntariamente fui acompanhá-lo em suas aulas. Conheci o Projeto Meninas e Meninos Bilingues: o caminho para a inclusão desenvolvido pela professora Márcia. Realmente a inclusão dos deficientes auditivos na EEB Lauro Muller existe. Além do projeto citado acima, ainda temos o Saed (apoio aos surdos) e nossos alunos tem acesso tranquilo as tecnologias presentes em nossa escola. O que falta são mais professores utilizarem estes instrumentos.

    Muito bom o blog Márcia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Giu

    Que bom ver você aqui garota :)
    Conheço bem teu trabalho com os surdos e sua preocupação com a inclusão social e digital. São pessoas como você que nos fazem acreditar numa educação de qualidade. Claro que ainda temos muitos colegas de profissão que ainda não vislumbram a possibilidade de fazer uma prática diferente utilizando as ferramentas de TICs, mas um dia chegamos lá.
    Fico feliz em ver que você em inicio de carreira já está completamente envolvida com a nova realidade.
    Tendo novidades de projetos, por favor nos avise, para postarmos em nosso blog.
    Obrigada pelo carinho de suas palavras e por lembrar do Projeto Meninas e Meninos Bilingues: o caminho para a inclusão. Realmente foi um grande avanço para a educação da EEB Lauro Müller. Tenho imenso orgulho de ver meus alunos ouvintes se comunicando com os surdos.
    E viva a inclusão! Todas as inclusões!

    Beijos em seu coração

    ResponderExcluir